"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

quarta-feira, outubro 4

Defina Má Informação

A comissão de peritos que elaborou um parecer sobre a requalificação das urgências propõe que o tempo máximo para chegar ao serviço de urgência médico-cirúrgico ou polivalente mais próximo seja de 45 minutos, por transporte terrestre. Esse tempo é actualmente de uma hora.
(via Expresso)
A cara Joana Amaral Dias, como para além da vida ocupada que já leva, ainda tem tempo para escrever aqui e aqui, não anda muito bem informada. É que baseou a sua informação para este post aqui. E parece que ficou muito chocada com os mais de 45 minutos que um milhão de portugueses vão ter de demorar até alcançarem as urgências , quando devia ter ficado chocada é com a actual uma hora.
Na minha opinião a proposta tem bons objectivos, mas claro que a palavra encerrar urgências é logo muito chocante para alguém do bloco, porque esta só pode significar menos estado. Mesmo quando essas urgências estão em clara sobreposição de funções.
De resto sobre o mesmo tema, poderia falar da forma como a mesma foi apresentada na TVI e na RTP (por sorte e como sou um gajo que faz muito zapping, vi duas noticias diferentes sobre o mesmo relatório). A RTP apresentou-a da forma como faz o Expresso, explicando que os tempos de resposta actuais eram piores do que aquele que se pretendia obter: entre 30 a 45 minutos. Já na TVI, foi referido o encerramento de urgências e os tais 45 minutos que uma pessoa iria demorar a chegar às urgências (nunca referindo o tempo que demora actualmente). Para a RTP foi uma "boa" noticia, para a TVI uma "má" noticia. É este o jornalismo que temos, mas o que vale é que o noticiario da RTP anda a obter melhores resultados que os dos seus concorrentes.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed