"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

quarta-feira, janeiro 3

Aquecimento global?

Dinastia Tang e Civilização Maia terão sido vítimas de uma alteração climática.

Os cientistas avançam que o declínio destas duas grandes culturas coincide com modificações do ciclo climático entre o ano 700 e o ano 900 da nossa Era.
A seca provocada por alterações no regime das chuvas, com a catastrófica redução das colheitas agrícolas, e um empobrecimento quase geral, poderão explicar as profundas tensões que levaram ao desaparecimento daquelas sociedades.
[...]
Aos olhos dos investigadores, as variações na cintura de chuvas tropicais poderão ter sido globais e explicar assim, ainda que parcialmente, o fim da era clássica Maia (250-900) no actual México e na Guatemala.
Há hoje na sociedade uma quase unanimidade em relação às causas do que se designou chamar aquecimento global. A mim ainda não me convenceram. Há muito que continua por explicar. O quê que aconteceu com os dinossauros? As épocas glaciares, porquê que acabaram? E o que dizer dos Maias e da dinastia Tang? Será que estes poluiram demasiado a terra e provocaram também eles um fenómeno de aquecimento global?
É um facto que o planeta está a atravessar uma fase em que a temperatura média dos últimos anos é superior à registada em décadas anteriores, mas daí concluir que tal alteração é provocada, em grande parte, se não na totalidade, pela acção directa do homem, acho que é abusar um pouco...
É aqui que entra a correlação. Eu posso observar no meio-ambiente, que dá-se um menor número de acidentes rodoviários quando chove. Mas daqui não posso concluir que quando chove a estrada é mais segura. O que acontecerá, é que o condutor, dado que está a chover, tenderá a conduzir a uma velocidade mais baixa e com maior atenção, o que diminuirá o risco de acidente. Pelo que julgo saber, ainda está longe de estar totalmente demonstrada que exista uma correlação muito grande entre a poluição feita pelo Homem, e as alterações climáticas a que temos assistido nos últimos tempos.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed