"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

domingo, fevereiro 11

E Pluribus Unum


A semelhança entre os simbolos é estrondosa. Mas vou deixar a águia de parte, e concentrar-me apenas no lema.

E Pluribus Unum traduzido do latim dará qualquer coisa como "De todos, um". Este foi o lema adoptado pelo comité do Great Seal of the United States que ficou encarregue, após a independência americana, de criar um simbolo que caracterizasse os Estados Unidos da América. O lema encontrado foi este E Pluribus Unum, que capta a integração das 13 colónias originais num único Estado.

Este também é o lema do Sport Lisboa e Benfica, mas aqui há dúvidas quanto ao seu significado. De facto, a tradução literal do latim é "De todos, um", mas há quem diga que o E Pluribus Unum gravado como divisa do glorioso pretende significar "Todos por um". No site do Benfica, onde eu até pensava esclarecer esta questão, ainda fiquei com mais dúvidas. Aqui vem escrito que quer dizer "Um por todos e todos por um", já nem basta o "Todos por um", levamos logo com o lema completo do D'Artagnam e dos três mosqueteiros de Alexandre Dumas. Já aqui, vem escrito que o lema siginifica "De todos, um". Fico na dúvida. Mas digo-vos, tenho quase a certeza que li num livro qualquer publicado aquando do centenário do Benfica, que o E Pluribus Unum do Benfica derivava do original, mas tinha interpretação diferente.

Mas adiante, aqui, até achei uma piada sobre o tema:

A águia foi escolhida como emblema – símbolo de autoridade, espírito da elevação de propósitos e iniciativa. A divisa adoptada foi Et pluribus unum. "Ao contrário do que muitos pensam, Et Pluribus Unum não significa ‘e todos por um’. Significa ‘entre muitos, um’. Ou seja, entre muitos, há um que se destaca; esse um é, obviamente, o Benfica", diz Ricardo de Araújo Pereira, humorista, adepto do Benfica.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed