"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

terça-feira, março 13

"Elas são bonitas, eles são inteligentes e o contrário não é verdade"

A jornalista de causas Fernanda Câncio escreveu este texto sobre o novo programa da TVI: A Bela e o Mestre.

Em primeiro lugar, tenho a dizer que nada melhor do que um formato televisivo americano para desmontar a imagem que algumas pessoas têm da excelente cultura geral do povo português face à cultura geral dos americanos. Não, não estou a generalizar. Bem sei que aquelas 8 raparigas que entram no programa não podem ser vistas como uma representação fiel da sociedade portuguesa - mas também sei que os exemplos a que as pessoas normalmente recorrem para demonstrar a falta de cultura do povo americano, são nada mais, nada menos, do que a generalização de pequenos fenómenos que se verificam na cultura americana.

Depois, gostei desta parte do artigo:

A socióloga Isabel Dias, professora da Universidade do Porto e autora de vários estudos relacionados com violência de género, não concorda. "O programa constitui um retrocesso no que diz respeito às conquistas que as mulheres fizeram, um regresso aos estereótipos mais básicos do género. A contradizer aliás o que sucede hoje na sociedade portuguesa, na qual os níveis de escolaridade nas mulheres são muito mais elevados que nos homens. Andaram à procura de uma agulha num palheiro para encontrar mulheres assim. Damos alguns passos em relação à educação para a paridade, e depois um miúdo vê isto... "

Eu diria à partida que a mulher confunde nível de escolaridade com conhecimento... não sei o que a senhora ensina na Universidade, mas até aposto que grande parte dos seus alunos (as) não reconheceriam uma fotografia de Bocage, de Maria de Lurdes Pintasilgo, ou de Agustina Bessa-Luis, por muito inconcebível que tal possa parecer. Mas acho ainda mais curioso a preocupação da senhora com o facto de um miudo poder ver aquilo... posso-lhe garantir uma coisa: a primeira coisa que o miúdo vai pensar não é "porra pá... que aquela gaja é mesmo burra!!!", não, não se preocupe, a primeira coisa que ele vai pensar será qualquer coisa como "que gaja boa!!!".

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed