"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

sexta-feira, março 23

Ronaldo vs Rooney

Normalmente tendo a concordar com o que o Maradona escreve sobre futebol, especialmente no que toca à sua opinião - que pressumo que ainda mantém - de considerar o Ronaldinho Gaucho o melhor jogador do futebol mundial dos últimos anos. Mas nos últimos tempos acho que anda equivocado. Depois de há uns tempos atrás ter considerado o Essien como o melhor jogador do mundo neste preciso momento - logo após o jogo no Dragão entre o Porto e o Chelsea - opinião essa que eu discordo em absoluto, agora tem a lata de escrever este post:

Mais uma vez...
...
queria aqui abrir a ferida Cristiano Ronaldo versus Wayne Rooney. É, a bem dizer, uma pseudo-ferida, já meio sarada, uma vez que me parece claro que o Cristiano Ronaldo vai ter uma carreira futebolística melhor que a do Wayne Rooney. Várias aspectos contribuem para esse facto, e nenhum deles se prende com Cristiano ser melhor jogador de bola que Rooney, pois defendo que sucede precisamente o contrário. Para se ser um grande jogador de futebol são necessárias muitas coisas que não têm estritamente a ver com o futebol, e Cristiano tem-nas todas. Pode assistir-se a esse infeliz (ou feliz, não sei) fenómeno no golo que mostro ali em baixo, que nesta forma desestereotipada é, neste momento, absolutamente inalcansável a Cristiano Ronaldo. Por favor, notem, não estou a falar mal de Cristiano Ronaldo. Há uma dezena de jogadores que me fazem ver bola, e Cristiano é um deles. Mas gosto muito do jogador que é Wayne Rooney. Há uma virgindade em cada toque de bola do Wayne Rooney que não vejo no Ronaldo, um jogador que só desacelera uma corrida para acelerar depois ainda mais. Wayne Rooney não!, que é um "homem com ó grande": se abranda é para pensar. Acresce que quando festeja os grandes golos que marca comemora-os com os colegas de equipa, em vez de fazer uma festa privada entre o seu peito e os adeptos, como faz o incivilizado Cristiano. Wayne Rooney, sempre:

PS: notar mais uma vez os comentários do relatador inglês, que fala na "excelencia da técnica" na execução do golo (inequívoca), mas quando o que é preciso assinalar é a imaginação e dexortodoxização daquele processo atacante.

Pois bem, desta vez, discordo de quase tudo o que Maradona escreve. Primeiro, começo por desmontar logo a treta do Essien como o melhor jogador do momento. O Essien por enquanto, e se não estou equivocado, joga no campeonato inglês. Campeonato inglês esse que é liderado por um clube chamado Man United. Clube esse onde não joga Essien. O Chelsea tem melhor equipa que o Man United? Tem. Então porquê que está o Man United à frente do campeonato? Porque está a ser levado ao colo. Pelos árbitros? Não. Por um jogador chamado Cristiano Ronaldo que só por ele já conquistou os pontos suficientes para que o Man United em vez de andar a disputar o 2ºlugar como nas épocas anteriores, e portanto encontrar-se com os 55 pontos que leva agora o Arsenal (a 14 do Chelsea imagine-se), dá-se ao luxo, fruto do trabalho de um único jogador, de encontrar-se no topo com 6 de vantagem sobre o Chelsea. Depois, quanto mais não fosse, atente-se na principal função do Essien neste Chelsea: o processo defensivo. É este exactamente o sector onde o Chelsea tem claudicado este ano. Quantos jogos decidiu Essien este ano a favor do seu clube? Poucos. É a vida.

Agora passemos ao Rooney. Em primeiro lugar, na minha modesta opinião, o Rooney precisa do Ronaldo para ser melhor jogador, o Ronaldo pouco precisa do Rooney para ser melhor jogador. O golo que o Maradona dá como exemplo da mestria do Rooney, até um tipo como o Petit consegue imitar:

Já as fintas do Ronaldo ninguém imita:

Se o Maradona arranjar-me um video de algum jogador que consiga proporcionar um video tão bom quanto o que reproduzo em cima, eu até me calo. Por enquanto, para mim, o melhor jogador neste preciso momento, e desde que a época actual começou, é Cristiano Ronaldo... nem é o Ronaldinho Gaucho... e fico à espera da gala da FIFA.

Depois, é verdade que o C.Ronaldo não é um "homem com ó grande", é mais um "puto com p grande". Afinal de contas o tipo ainda na época passada podia jogar na selecção de sub-21. Mas agora com 22 até já é ele que marca os penaltys (quanto tempo demorou o Figo a ter essa honra?) e comanda a selecção nacional de futebol (com 22 aninhos, ui...ui). Quem dera o Rooney ter essa maturidade de "homem com ó grande".

A forma egoista como Ronaldo festeja os golos é compensada pela forma altruista como os oferece aos colegas de equipa. Ele é tão somente o melhor marcador do Man United e um dos jogadores com mais assistências para golo da equipa. Ui...ui... coisa pouca. Rooney faz golos inalcansáveis para C.Ronaldo, mas alcansáveis para Petit. Cristiano faz fintas inalcansáveis para Ronaldinho Gaucho, quanto mais para Wayne Rooney... resumir a capacidade técnica do Ronaldo à aceleração/desaceleração, é pura imaginação criativa posta ao serviço da ficção.

PS: Maradona diz que Rooney quando abranda é para pensar... diz bem. O verdadeiro talento de Cristiano Ronaldo é que consegue pensar invariavelmente sem abrandar. Eis a diferença entre um e outro.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed