"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

domingo, abril 1

A Imagem

António Balbino Caldeira continua a sua investigação sobre o dossier José Sócrates - desta vez, reporta-se ao mistério das equivalências concedidas pela Universidade Independente ao aluno Sócrates, ou como António Caldeira refere no seu post, às inequivalências.
Ao mesmo tempo reparo que os acessores de José Sócrates fizeram sair uma nota para a imprensa, culpando a Univ.Independente pelos problemas administrativos que vem sendo apontados à licenciatura de José Sócrates. Nomeadamente, ao facto do curso, pelos vistos, ter sido concluido no domingo (lol).
Mas as curiosidades não acabam. Depois do gabinete de José Sócrates ter decidido eliminar a nota biográfica que reportava José Sócrates como Engenheiro Civil, substituindo-a por Licenciado em Engenharia Civil, agora, esquece-se de referir a suposta pós-graduação em Engenharia Sanitária, mas oficializa o MBA obtido no ISCTE.
Gosto desta parte da noticia da SIC ONLINE:
"É então que o secretário de Estado decide rumar à Universidade Independente. Assegura-nos uma fonte do gabinete do agora primeiro-ministro que o politécnico das engenharias só lhe garantiria uma equivalência ao grau de doutor e não o grau. A Independente concretizou-lhe o sonho em troca de cinco cadeiras – quatro assumidas por um professor e uma quinta, inglês técnico, pelo próprio reitor, Luiz Arouca."
Sabe-se agora que o Professor Doutor que leccionou as 4 cadeiras das 5 que Sócrates fez na Univ.Independete foi um tal de António José Morais, curiosamente, colega de José Sócrates no governo de António Guterres.
Na minha opinião, não será importante o titulo que José Sócrates ostenta, para avaliar se é um bom ou mau primeiro ministro. Não faltarão por certo lideres não licenciados que fizeram trabalhos excelentes na posição que ocupam (basta comparar o trabalho feito pelo Dr.Vale e Azevedo, com aquele que vem sendo realizado por Luis Filipe Vieira no meu Benfica).
No entanto, há uma ressalva a fazer deste José Sócrates Affair. Fico com a nítida impressão (para não dizer certeza) que a forma como José Sócrates obteve a licenciatura foi baseada em procedimentos incorrectos por parte da administração da UnI - nomeadamente a nível das equivalências. Mais, tenho dúvidas quanto à seriedade com que José Sócrates conseguiu a aprovação nas 5 cadeiras em causa, dúvido mesmo que tenha aprendido muito em qualquer uma delas. Neste ponto, o que fica em causa, é o trabalho diário dispendido por milhares de estudantes universitários na sua luta pelo canudo. É a constante referência à exigência que deve ser norma no ensino português, quando as noticias que chegam, demonstram que a facilidade ainda impera em certas universidades - e pior que isso, fica em causa a legitimidade de José Sócrates para exigir esforço aos alunos, quando a ele tudo foi facilitado.
Mas fica a certeza que o homem quer ser chamado de EngºJosé Sócrates, e já que ele quer, não serei eu a negá-lo... o importante a retirar desta situação toda, não é o saber se Sócrates é ou não engenheiro, é o saber que, para além de poder ter mentido no seu curriculo, o homem vive da (e para a) imagem que fazem dele. Como o jcd afirma, autênticos mestres na propaganda.
Mais informações podem ser encontradas aqui (com referência ao caso do "Licenciado em Engenheiria Civil" - uma autêntica paródia este curriculum do SrºSócrates).

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed