"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

segunda-feira, abril 23

Super Arrojado anima a malta

Pedro Arroja, autor do texto acima citado, é uma espécie de vilão de telenovela da blogosfera portuguesa. Os seus colegas de blogue desmarcam-se: o jcd, o Gabriel, a Helena Matos, o CAA, e o João Miranda. Noutros blogues o repúdio à tese de Pedro Arroja também já teve o seu inicio: na Arte da Fuga (aqui e aqui); n'O Apaniguado; no blogue da Revista Atlântico o Paulo Tunhas garante mesmo que vai deixar de ler o Blasfémias a partir de hoje; e n'A Origem das Espécies, o Francisco José Viegas, também dá a sua opinião.

Fui então à procura do que foi dito aquando da chegada de Pedro Arroja à blogosfera. Através deste post do Arrastão, cheguei a esta frases, no minimo, interessantes:

«Pedro Arroja poderia ser hoje a «pequena» diferença que faria uma diferença enorme.»
Rui A. em 21/09/06 - e que diferença... ui... ui...

«Pedro Arroja inquietou, incomodou e interpelou as consciências, num país adormecido. Que permanecia, como dizemos, aqui no Blasfémias, bovinizado. Parte da geração a que pertenço refere-se-lhe como aquele que teve a ousadia de ser o primeiro. Muitos outros vieram depois. Mas Pedro Arroja ainda aí está...»
CAA em 21/09/06 - nem sabia ele como Pedro Arroja viria mesmo para inquietar...

«Passaremos, assim, a contar no Blasfémias com a opinião regular de um dos mais importantes defensores da Liberdade que Portugal conheceu nas últimas décadas.»
Rui A. em 21/09/06 - defensor da liberdade e do judaismo... ou se calhar não...

Como qualquer novela que se preze, o vilão é o personagem central (ou então o cómico). É por ele, e não pelos restantes personagens - cromos repetidos em todas as histórias - que gira o sucesso ou insucesso da novela. Pedro Arroja por vezes atinge o pico no que diz respeito à caracterização da sua personagem. Ora é vilão, ora é cómico, ou uma mistura tão perfeita dos dois que não conseguimos distinguir entre um e outro. Dado isto, acho que o homem já merece um prémio, uma espécie de Joker da blogosfera: como qualquer super vilão que se preze, precisa de um nome artistico: o Super Arrojado, fica-lhe bem.

PS: honra seja feita ao nosso super vilão, raramente se fica por menos de 100 comentários a cada post seu...

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed