"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

quarta-feira, junho 6

Intervencionismo

Batalha da Normandia (Dia D) iniciada em 6 de Junho de 1946. A tropa imperialista americana, coadjuvada por canadianos e ingleses, invade a costa continental europeia a norte da França. Vêm com o objectivo de conquistar a Europa - embora usem recorrentemente a ideia de que vem para nos libertar da dominação nazi. Metade da Europa rapidamente cai sobre dominio americano e imeditamente, num brilhante golpe de marketing que apelidam de Plano Marshall, os europeus submetem-se à vontade do imperador. A restante metade europeia, ajudada pela União Soviética, descobre o que é viver em liberdade - e durante todos os anos em que conseguem viver em liberdade, o maior opositor dos regimes que os governam, são sempre os americanos. Porém, em 9 de Novembro de 1989, a metade ainda livre é conquistada pelo império do mal e mais as suas leis do mercado.

Dizem-me que a Coreia do Sul também perdeu a oportunidade de ser como a Coreia do Norte por causa do império americano - mas a triste data de tal acontecimento, em que um país vê-se invadido por outro com a justificação de uma suposta libertação, só fará 57 anos lá para 25 de Junho.

Já em Cuba, dizem-me que em 1961 os imperialistas também tentaram impedir a felicidade do povo com a chamava invasão da Baia dos Porcos, sorte a dos cubanos que triunfaram sobre tal demonstração maligna do império americano.

O mundo estaria tão melhor sem o poder intervencionista americano. Vá lá, não façam mais iraques... please.

PS: a minha última frase não invalida que a politica norte americana para o Iraque tenha resultado num autêntico fracasso, mas também sei que quem muito aponta o dedo, pouco tem feito para tornar o mundo num lugar melhor... já os americanos, com todos os erros que cometem, tem um saldo positivo que vai da terra à lua - como se costuma dizer: só erra quem faz. Foi exactamente o facto da Europa não ter tido coragem de fazer nada contra Hitler logo quando este anexou a Áustria que levou a que anos mais tarde tenhamos ficado dependentes do auxilio americano.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed