"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

terça-feira, julho 10

Sobre a inveja

"O que se assobia é um país que pouco se importa com questões ambientais e que julga que é tudo propaganda e que ter preocupações com o ambiente condiciona o seu lindo Lifestyle de cinco carros na garagem e um frigorífico cheio de comida de plástico. O que se assobia é um país que não respeita a liberdade dos outros paises."

Livia Borges, num comentário a este post.

Convém explicar que o pais com maior emissão de CO2 per capita é a Austrália, onde, segundo julgo saber, o lifestyle associado não é propriamente igual ao dos americanos - acho até que aquilo é um país de desportistas. Curioso também como num país de 300 milhões de habitantes é tão fácil traçar um perfir do americano tipico: "cinco carros na garagem e um frigorifico cheio de comida de plástico". E curioso como a resposta a um país que "não respeita a liberdade dos outros paises", seja interferir com a liberdade dos habitantes desse mesmo país a escolherem o lifestyle que bem entenderem. Hoje, como no passado, há uma inveja permanente da velha europa para com o estilo de vida americano - a tipica inveja da aristocracia europeia face ao novo-riquismo americano. Uma inveja e uma posição de superioridade moral que não fica nada bem ao povo europeu. Mas boa parte desta inveja esconde-se por trás de outra argumentação. O comunismo de ontem, foi substituido pelo eco-fanatismo de hoje. Já na União Soviética procurava-se limitar os recursos a que cada um podia ter acesso. Hoje, procura-se fazer o mesmo sob outro pretexto. Eu cá por mim, continuo a gostar de um país onde um tipo pode ter quantos carros quiser e comer o que bem entender. Viva a liberdade.

PS: já agora, espero que a Livia tenha um estilo de vida que seja condizente com aquilo que defende. ;)

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed