"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

terça-feira, setembro 4

Técnica

Depois da revolução para o salto em altura com a introdução do salto com a técnica Fosbury, que valeu ao seu criador a medalha de ouro nos Jogos Olimpicos de 1968, está agora dado o passo em frente: a técnica Donald Thomas (primeiro vejam o video e dêem uma gargalhada, depois pasmem-se pois o tipo foi campeão do mundo com esse mesmo salto).

Já no video a seguir é apresentado o salto que deu o titulo de campeã mundial a Blanka Vlasic. Reparem no equilibrio e perfeição deste salto quando comparado ao do desengonçado Donald Thomas. Ora, no entanto a diferença entre um e outro é de 30 cms - coisa pouca, portanto.

Isto leva-me a outro ponto (embora não seja uma analogia entre Vlasic e Thomas). Acompanhando o US Open deste ano, dúvido que seja minimamente justo que o prémio para a vencedora feminina seja igual ao do vencedor masculino. Reparem que não digo isto por achar que os homens são melhores que as mulheres (o que por inerência da condição fisica de cada um dos sexos é inevitável), mas porque a nível de espectáculo e combatividade as mulheres nem de perto nem de longe tem conseguido dar réplica aos emocionantes e empolgantes encontros do sector masculino - o que me leva à quase certeza de que o sector masculino tem tido níveis de audiência mais elevados que o sector feminino. Embora já tenha pensado de forma diferente, temo que esta igualdade salarial atingida nos torneios de Grand Slam nada tem de justo, mas tem muito de marketing... isto é tão óbvio, como era óbvio que a Mia Hamm nunca poderia ter ambicionado ganhar o mesmo prémio salarial de Zinedine Zidade.

Ambos os videos via A Causa Foi Modificada

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed