"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

segunda-feira, outubro 15

Altruistas

Nem a propósito do meu post anterior, deparo-me com esta noticia:

Apenas 14 municípios têm nutricionista para definir refeições escolares

Apenas 14 dos 308 municípios portugueses têm nutricionistas a trabalhar, alertou hoje a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, afirmando que os menus do pré-escolar e do 1º ciclo são da responsabilidade das autarquias.

Nas escolas cujos municípios não possuem nutricionistas ou que não contrataram uma empresa para a confecção das refeições, a escolha dos menus escolares é feita com recurso aos cozinheiros ou com a colaboração de alguns professores, que não têm os conhecimentos necessários e adequados para responder às necessidades nutricionais das crianças destas idades, critica a Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

A responsável daquela associação sublinha que "na prevenção é que está o ganho e só assim é possível reduzir o número de crianças obesas e pré-obesas em Portugal"."

É urgente aumentar o consumo de fruta, legumes e peixe, em detrimento das carnes vermelhas [como a vaca e o porco], que é excessivo em algumas escolas", considera Alexandra Bento.
Pondo de parte outras considerações, se fosse efectivamente necessário um nutricionista para definir as refeições escolares, bastará um nutricionista (quiçá mais) por municipio? Ou o melhor será um por escola? Um por aluno? Isso sim, deveria deixar feliz a associação de nutricionistas... mais uns que estão extremamente preocupados com a alimentação das criancinhas... e com o tacho garantido? Nada, nada, é tudo uma cambada de altruistas...

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed