"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

sexta-feira, outubro 5

Cinema de madrugada

No outro dia apanhei na televisão o The Maltese Falcon na RTP. Às tantas da madrugada como é cartilha da televisão portuguesa para este tipo de filmes. Decidi acompanhar os primeiros minutos do filme e fiquei fascinado. Não desliguei, a história prendeu-me ao ecrã - o objectivo do bom cinema, não é assim? - e se antes do filme começar estava cheio de sono, o filme tirou-me o sono - deixamos assim de falar de bom cinema para entrar no campo do magistral. Humphrey Bogart no seu melhor, na pele do detective Sam Spade - convém notar que no cinema actual já não há personagens assim. O cinema está diferente - se para melhor, se para pior, não me cabe a mim decidir. Mas não tenho dúvidas: há filmes intemporais, o The Maltese Falcon será um deles. Sobre filmes magistrais também passou às tantas da madrugada, não faz muito tempo, o Oldboy na RTP - começo a detectar aqui um certo padrão - a estação pública reserva para as tantas da madrugada os filmes que gosto de ver.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed