"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

segunda-feira, novembro 26

Experiências

Neste post, Tyler Cowen refere que é melhor oferecer experiências do que bens fisicos. Acho que intuitivamente é fácil perceber porquê - pelo menos no que a mim diz respeito. No outro dia, numa conversa sobre cinema, recordava a minha primeira ida ao cinema para ver o Jurassik Park (1993/1994) - tinha então 10/11 anos - e da mesma forma recordo quase todas as idas ao cinema subsequentes, e não foram poucas (bem mais de uma centena certamente).

Recordo-me também de muitos dos concertos frequentados - o primeiro é mais dificil de recordar, mas terá sido qualquer coisa entre Xutos, GNR ou Delfins na Fatacil em Lagoa. Mas, por exemplo, a presença no Rock in Rio para ver sir Paul McCartney ou o concerto de Norah Jones no Coliseu de Lisboa são coisas que não se esquecem...

Não é por acaso que de Nova Iorque a recordação mais marcante que me ficou foi aquela ida ao Majestic para ver o Fantasma da Ópera.

Há, no entanto, um presente fisico que me há-de acompanhar para o resto da vida... é ele o castelo do he-man quando era eu muito puto, não sei precisar, e foi coisa para não esquecer. Convenhamos, aquilo foi mais pela experiência do que pelo presente. Na altura o presente tinha muito valor, mas se recordo a situação é por ter acordado bem cedinho no dia 25, fazer o caminho do quarto à cozinha - sabendo que por baixo da chaminé estaria qualquer coisa, mas que coisa? - e chegando lá encontrar aquilo, o magnifico castelo. Claro que isto sucedeu naquela fase em que um tipo ainda acredita no pai natal, e o Natal, mais do que uma época de presentes, é uma época de experiências.

Mas este post vem ainda a propósito de outro tema. Estive a rever mentalmente todos os jogos - desde o futebol ao basquetebol - do Benfica a que fui (tenho religiosamente guardados todos os bilhetes dos eventos) e recordo-me de praticamente todos com uma claridade surpreendente. É das melhores experiências que um tipo pode ter, e eu, como se aproxima o Natal, já me dei a mim próprio um presente. Sábado, 19:45, estou lá... na Catedral.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed