"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

domingo, fevereiro 24

3 Words: World Wide Web. Does it Count?

O ano passado a revista Time elegia-nos a nós, utilizadores da internet, como a pessoa do ano. A avaliar pela mais recente campanha presidencial norte-americana, a revista antecipou com uma precisão brutal o que viria a ser o momento actual, e fica uma reflexão sobre o que será o futuro.

Todos os candidatos às presidenciais norte-americanas têm um espaço no MySpace. O de Obama conta com 295 377 amigos. O de Hillary com 186 642 amigos. O de John McCain com 46 472 amigos. O de Ron Paul com 129 880 amigos.

O Facebook também não é excepção. Neste, Obama conta com 624 632 apoiantes. Hillary com 123 439 apoiantes. John McCain com 73 101 apoiantes. E Ron Paul com 84 840 apoiantes.

O Youtube também tem tido o seu papel no lançamento das mensagens dos vários candidatos. Barack Obama tem associados ao seu canal 30 453 utilizadores, e já conta com 12 169 257 visualizações. Hillary Clinton tem associados 10 665 utilizadores e conta com 1 385 534 visualizações. John McCain tem associados 2 802 utilizadores e conta com 604 495 visualizações. Ron Paul tem 49 183 utilizadores associados e conta com 6 863 872 visualizações.

Olhando para estes números percebe-se facilmente a popularidade dos diferentes candidatos na internet. Barack Obama é o lider no lado democrata e Ron Paul no lado republicano. Mas se Paul não conseguiu fazer grande mossa no seu partido, já Obama prepara-se para revolucionar as campanhas politicas norte-americanas. Em 2004 o partido democrata já tinha sofrido um choque semelhante com a campanha de Howard Dean frente a John Kerry, mas na altura Dean não conseguiu aproveitar a onda de internautas a seu favor para vencer Kerry. Com Obama tem sido diferente e pela primeira vez na história uma geração de jovens e criativos internautas pode ter verdadeira influência - se para o bem se para o mal ainda é cedo para avaliar - na escolha da pessoa mais poderosa do mundo. Tudo terá começado para Obama com este spot (inspirado num spot publicitário original da Apple) contra Hillary. Estavam lançadas a base para a campanha internauta de Obama. No verão surgia o famoso Obama Girl que foi certamente fundamental para dar a conhecer Obama a um conjunto variado de pessoas que nunca tinha ouvido falar o seu nome (tendo-se tornado o video mais visto do ano de 2007 do Youtube). E já este ano, entre os videos dos seus discursos, surgiu o video da música Yes We Can (que vai a caminho de se tornar um dos videos mais visto deste ano).

Mas onde a campanha na internet parece ter atingido outro estatuto, que permite indirectamente ultrupassar as barreiras da world wide web e atingir efectivamente o mundo real, é através da angariação de dinheiro. Os candidatos com os seus sites tem alcançado somas recorde de dinheiro vinda de pequenos contribuidores. Ron Paul fez milhões em periodos de 24 horas graças aos esforços dos seus apoiantes, e só isso lhe permite manter-se actualmente na corrida. Obama ultrupassou decisivamente a máquina angariadora de dinheiro de Clinton através das contribuições dos internautas - e neste momento já conta com 964 736 contribuidores individuais para a sua campanha. A vantagem que Obama garantiu na angariação de dinheiro de internautas terá sido fundamental para os bons resultados na super terça-feira, para vencer todos os estados que se lhe seguiram, e ainda jogará um papel decisivo para os estados que vão a votos dia 4 de Março (onde Obama continua a ter mais dinheiro para gastar do que Hillary). Já McCain, nunca fez da internet a aposta da sua campanha, e muito pouco do dinheiro que amealhou veio deste meio. John McCain é uma candidatura à antiga, Barack Obama é uma candidatura do futuro. Resta saber se os americanos abraçarão já o futuro, ou se tal como com Howard Dean, o futuro que a campanha de Obama representa ainda não chegará já em Novembro... de qualquer forma, a minha previsão é que, chegando ou não em Novembro, mais cedo ou mais tarde chegará. As campanhas politicas tradicionais estão condenadas a morrer.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed