"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

segunda-feira, fevereiro 18

Politicamente Correcto

Vem este tópico a propósito deste post do Quintarantino e do comentário que por aqui deixou. Comecemos por dar razão ao Quintarantino num aspecto, os americanos são politicamente correctos na questão da raça. Convém é recordar algumas razões históricas na origem de tal correcção: guerra civil Americana, ku klux klan e o movimento pelos direitos civis dos afro-americanos (perdoa-me o recurso á expressão politicamente correcta, caro quintarantino). Passemos então à divagação em torno do tema que aborda o Quintarantino.

Obama, o "afro-americano", é diferente dos outros. Sobre um dos momentos históricos (o qual não consigo precisar) no movimento pelos direitos civis dos "afro-americanos", alguém terá dito a Obama, um grande dia para os afro-americanos, ao que Obama terá respondido, um grande dia para os americanos. É esta a força de Obama, alguém que salta por cima do velho conceitos de raça - e não há nada mais assustador para o politicamente correcto que este pulo de conceitos. Quando o Quintarantino pergunta se pode dizer que o reverendo Jackson é preto, pode concerteza, e Obama nunca deixou de se afirmar como preto, mas a questão da raça é residual (recordo no inicio da campanha que Obama tinha de lidar com a questão de não ser black enough para os restantes "afro-americanos", daí que Clinton liderasse nas sondagens entre este grupo de forma destacada - ou seja, a base inicial de apoio de Obama nunca foram os negros) - Obama não se restringe ao grupo dos negros, ou dos "afro-americanos", é alguém que está acima dessas divisões - que outro efeito pode ser dado à expressão politicamente correcta de "afro-americano", do que se não o de introduzir num determinado grupo determinado individuo? E esse foi precisamente o erro de Bill Clinton quando pretendeu reduzir Obama ao seu grupinho dos "afro-americanos", ou ao grupinho do reverendo Jackson preto... a resposta dos negros foi das mais politicamente incorrectas que assisti nos últimos tempos: que se f*da o suposto primeiro presidente negro da américa e que tanto fez por nós, mas vamos é torcer pelo Obama. Não porque Obama seja "afro-americano", mas exactamente para provar que eles não se reduzem a isso.

Nesse sentido, Obama prepara-se para fazer com os negros (pretos, "afro-americanos", o que preferir) aquilo que Kennedy fez com os católicos - colocá-los num patamar de igualdade para com os outros, e assim matar pouco a pouco a necessidade do politicamente correcto (fará sentido manter, por exemplo, as práticas de discriminação positiva em relação aos "afro-americanos" nos EUA? Não me parece... e mais cedo ou mais tarde tenderão a acabar).

Por fim, e agora numa referência mais concreta ao texto do Quintarantino, quando este pergunta se por achar que um homossexual, só por o ser, não tem que ter mais direitos que qualquer outro, será um atrasado mental. É óbvio que não, mas espero que não ache que um homossexual neste preciso momento, na nossa sociedade, tem mais direitos que qualquer outro - nesse caso, aí sim, poderia não ser um atrasado mental, mas estaria mal informado - penso eu de que...

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed