"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

quinta-feira, novembro 23

Como o Rui Costa não há nenhum

Alguém lembra-se do Rui Costa a chorar quando marcou o golo ao Benfica? É que ontem vi o Figo a festejar o golo do Inter de Milão ao (que ele diz ser o seu clube) Sporting, e lembrei-me do Rui. Como o Rui há poucos, diria mais, como o Rui não há nenhum. O tipo nunca esqueceu o Benfica, chorou pelo Benfica, escreveu livros sobre o Benfica, envolveu-se em campanhas presidenciais do Benfica, e voltou ao Benfica.
O Rui passou pela Fiorentina, deixou saudades. Florença nunca esqueceu o seu maestro, foi aplaudido de pé pelos adeptos quando o Milan lá se deslocou. No Milan ganhou finalmente a muita merecida Liga dos Campeões, e os milaneses também não o esquecem, fica-me na memória o comunicado no site do AC Milan quando o Rui os deixou para ingressar no meu (nosso) Benfica: "Nas jogadas de Kaka, caro Rui, haverá sempre algo de ti ".

O Figo é um jogador diferente: não saiu a bem do Sporting, ora ia para a Juventus, ora ia para o Parma, lá acabou por ir para Barcelona. Não saiu a bem do Barcelona, foi para o maior rival: Real Madrid. Não saiu a bem do Real Madrid, foi para o Inter de Milão. Não deixa de ser verdade que o Figo inscreveu o seu nome como um dos maiores futebolistas de todo o sempre, e que portanto, ficará marcado à história, especialmente, do Barça e do Real, mas não deixou grandes saudades nem aos adeptos de um, nem do outro clube.

É por isso, que o adepto benfiquista, pode até achar que o Rui não jogou nada num jogo, pode até achar que o Rui tá velho, pode até achar que o Rui já corre pouco, perde muitas bolas, falha muitos passes, é o pior jogador em campo, até pode fazer auto-golos em todos os jogos, que o verdadeiro adepto benfiquista dirá sempre que o Rui foi o melhor jogador em campo. É que do Rui, nós sabemos que podemos sempre contar com o seu melhor.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed