"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

sábado, novembro 18

Noticias Encomendadas

Ora senão vejam esta que foi publicada no Expresso:


EPUL pagou oito milhões de euros ao Benfica

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) poderia ter feito o trabalho por cerca de 200 mil contos, mas preferiu pagar mais de um milhão e 200 mil ao Benfica (SLB), através da EPUL-Empresa Pública de Urbanização de Lisboa, pela construção dos ramais de ligação às infra-estruturas de subsolo para o novo estádio do clube de futebol, fiscalização e consultadoria da obra. Esta verba está incluída no montante de 8.118.678,59 euros que a EPUL acabou por pagar ao clube de futebol (em vez dos 6.822.418 que haviam sido contratualizados inicialmente no âmbito de um acordo de princípios com vista à realização do Euro-2004), e apesar de a autarquia ter optado por não atribuir ao clube qualquer comparticipação financeira.

Agora atenção aos seguintes detalhes:

  • “A Epul pagou oito milhões de euros ao Benfica”.
  • “em vez dos 6.822.418 que haviam sido contratualizados inicialmente”.
  • “Câmara Municipal de Lisboa (CML) poderia ter feito o trabalho por cerca de 200 mil contos [...] preferiu pagar mais de um milhão e duzentos mil ao Benfica”


Quem publicou esta noticia estava de má fé. Vejam bem: 6,8 milhões era o que estava previsto, e a Câmara tinha ficado de construir parte da obra, que acabou por ser o Benfica a construir, daí que a Câmara tenha pago 8 milhões. A diferença: 1,2 milhões de euros (240 mil contos). A Câmara por essa parte da obra que tinha-se responsabilizado perante o Benfica construir, tinha estimado que gastaria à volta de 200 mil contos… logo se o Benfica foi beneficiado foi em 40 mil contos (200 mil euros). Que quantia assombrosa.
Agora, não percebo porquê que aparecem nesta noticia valores em contos e em euros - porque quem lê à primeira vista sai enganado. Depois, não percebo porque introduz no titulo que a CML pagou 8 milhões de euros… dado que este valor mais uma vez vai induzir as pessoas em erro. Depois, nós sabemos como as estimativas da Câmara para gastos em obras pública são sempre por baixo - de 200 mil contos para 240 mil contos vai uma diferença de 20% - penso que a estimativa inicial do governo de encargos no Euro 2004 e o valor real do projecto derrapou num valor superior a esses 20%. Portanto, não vejo onde a Câmara tenha beneficiado o Benfica, nem cometido nenhuma ilegalidade.

PS: é preciso dizer que quem trouxe este assunto à baila foi o malabarista José Sá Fernandes.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed