"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

sábado, novembro 11

Politica Agricola Comum

Através do Blasfémias, e mais propriamente, da caixa de comentários deste post, descubro este site fantástico: Farmsubsidy. Neste é possível saber facilmente e com clareza, quanto é que recebe e contribui cada país para a PAC, e mais ainda, quando os dados estão disponiveis, quais os agricultores que recebem em cada país o dinheirinho dos subsidios à agricultura.
Pode-se por exemplo verificar que a França contribui em 8 669 milhões de euros para a PAC, mas recebe de subsidios aos seus agricultores 10 012 milhões de euros, o que perfaz a módica quantia de 1 343 milhões de euros de superavit. Correspondente a 22 euros por cidadão. Mesmo Portugal, um país menos desenvolvido que a França, tem um ganho liquido de 9 euros por cidadão. Desta forma, é normal que a França defenda a PAC com unhas e dentes.
Enquanto isso, logo abaixo do continente europeu, há um continente que vive miseravelmente, e que nem onde teria vantagem competitiva (produção de bens alimentares), é-lhes permitido desenvolverem-se, porque é preciso manter os agricultores europeus com a barriga cheia. Estranho mundo o nosso.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed