Através do Blasfémias, e mais propriamente, da caixa de comentários deste post, descubro este site fantástico: Farmsubsidy. Neste é possível saber facilmente e com clareza, quanto é que recebe e contribui cada país para a PAC, e mais ainda, quando os dados estão disponiveis, quais os agricultores que recebem em cada país o dinheirinho dos subsidios à agricultura.
Pode-se por exemplo verificar que a França contribui em 8 669 milhões de euros para a PAC, mas recebe de subsidios aos seus agricultores 10 012 milhões de euros, o que perfaz a módica quantia de 1 343 milhões de euros de superavit. Correspondente a 22 euros por cidadão. Mesmo Portugal, um país menos desenvolvido que a França, tem um ganho liquido de 9 euros por cidadão. Desta forma, é normal que a França defenda a PAC com unhas e dentes.
Enquanto isso, logo abaixo do continente europeu, há um continente que vive miseravelmente, e que nem onde teria vantagem competitiva (produção de bens alimentares), é-lhes permitido desenvolverem-se, porque é preciso manter os agricultores europeus com a barriga cheia. Estranho mundo o nosso.
|