"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

quinta-feira, novembro 16

Regulamentos para Cumprir

Há um regulamento da Liga de Clubes que proíbe a inclusão de cláusulas, num contrato de empréstimo de um jogador de futebol do clube x para o clube y, que não permitam ao jogador emprestado que jogue contra o clube de origem. O ano passado já o Futebol Clube do Porto aquando do jogo com o União de Leiria tinha ensinado como é que se ultrupassava tal regulamento, agora é o Benfica que vem demonstrar que estava atento e que não se deixa enganar: é que Marcel, do Sporting de Braga, jogador emprestado pelo Benfica, foi castigado e não irá jogar no Braga - Benfica.
Gosto particularmente da desculpa:

Nessa entrevista, o jogador bracarense afirmava que estava interessado num regresso ao Brasil para representar o Cruzeiro, e que, com o novo treinador iria ter menos hipóteses de jogar e, por isso, estava insatisfeito.

Paulo Afonso, empresário de Marcel defende o jogador e diz que foi tudo uma questão de interpretação.

Até aposto, que depois do jogo do Benfica, as palavras vão ser logo bem interpretadas... e o castigo não se vai manter. Claro, que este regulamento é mais um daqueles regulamentos absurdos, impossiveis de aplicar. E que só viria prejudicar os jogadores e os clubes. Porque:
  1. Muitas vezes o clube que empresta continua a pagar parte do salário do jogador emprestado, e não faz sentido que corra o risco que um seu jogador possa ir contra a sua entidade patronal.
  2. Decorrente do ponto anterior, se a lei fosse aplicada a sério, os clubes prefeririam não emprestar os jogadores, o que também iria complicar a vida dos clubes mais pequenos que vivem muito destes empréstimos para reduzir custos. Diminuiria certamente a competitividade do campeonato português. Aumentaria o número de empréstimos a clubes de outros campeonatos que não o português.
  3. Em último lugar, também os jogadores sofreriam com esta medida, porque certamente o Marcel prefere ir emprestado para o Braga jogar futebol, do que ficar uma época inteira a aquecer o banco do Benfica, ou ser emprestado a um qualquer clube da segunda divisão espanhola.
  4. Decorrente do ponto número 2, é óbvio que os clubes que vivem de jogadores emprestados para reduzirem os seus custos, iriam adoptar o tipo de solução que agora se verifica: castigos antes do jogo com o clube que emprestou o jogador. E apesar de não existir nada na lei que os proiba de fazer tal facto, há um incentivo a cumprirem a palavra dada: se o Braga agora, face ao Benfica, decidisse usar o Marcel... nunca mais o Benfica emprestava-lhe jogadores, para não dizer, que nunca mais um outro clube grande teria interesse em emprestar ao Braga um jogador.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed