Esta posta do Pedro Arroja não lhe ficou nada bem. E recorrendo às palavras do Sr. Dr. Professor Pedro Arroja *, nomeadamente quando afirma, em relação aos icones do pensamento liberal no século XX, que sente um certo desconforto perante os seus preconceitos, o mesmo puderei eu dizer que sinto em relação ao pensamento do Sr. Dr. Professor Pedro Arroja. E para quem aspira a ser um icone do pensamento liberal do século XXI, posso-lhe dizer, que não vai pelo bom caminho...
É verdade que tal post não ficou sem resposta. Logo na caixa de comentários teve a oposição do seu colega de blog, o Gabriel Silva, aqui e aqui. O Júlio Silva Cunha também não tardou em responder aqui. E para terminar em beleza, a melhor reacção da noite, dada pelo também colega de blog, Carlos Abreu Amorim, aqui e aqui. Aliás, fico a aguardar pela reavaliação da obra de Albert Einstein.
Por fim, e não tendo eu a certeza do que pretende dizer ao certo o Rui neste post, quando diz que Rothbard considera Adam Smith um espírito menor e um plagiador. Enfim, coisas de familia..., devo dizer que está mais que provado que Adam Smith em quase nada contribuiu para o desenvolvimento de uma nova teoria económica. Adam Smith limitou-se a pegar no conhecimento e em ideias já existentes à época, e a resumi-las no seu bestseller The Wealth of Nations. O seu livro não trouxe nada de novo à ciência económica, mas sempre teve a proeza, pela simplicidade e clareza das ideias expostas, de ter permitido o acesso, a um número mais abrangente de pessoas, a uma nova teoria económica que então brotava.
* esta do Sr. Dr. Professor Pedro Arroja fui buscar ao maradona.
|