"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

segunda-feira, janeiro 1

Coisas que eu gostava de mudar...

José Pacheco Pereira, no Abrupto.
Vem este post a propósito do clube de leitura. Hoje actualizado com o excepcional O Processo de Franz Kafka. A verdade é que leio muito menos do que devia. Pior ainda quando sei que não há nada como ler um bom livro. Olha, há fases. Tive períodos da minha vida em que consumi livros atrás de livros, condensando num período tão curto o acesso a maravilhosas obras de arte que me marcarão para o resto da vida. Depois, páro. É como se me faltasse a vontade para ler. Quando quero ter acesso a uma boa história, volto-me para o cinema. Uma hora e meia, duas horas, passadas à frente do ecrã, e está contada uma boa história, cuja condensação do tempo é facilitada pela imagem - e o cinema é mesmo uma paixão, vi filmes atrás de filmes, a perder de conta. E como os filmes contemporâneos já não são suficientes - para além de sairem poucos com qualidade elevada - volto-me para os clássicos. No fim, quando vejo um bom filme, sinto-me feliz. Mas fica sempre aquele remorso, de saber que por muito bom que seja um filme, eu podia ter perdido aquele tempo a ler um qualquer livro... e garanto-vos, a mim, não há nada que me dê maior satisfação, do que ler um livro com uma boa história.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed