"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

sábado, dezembro 30

Por quem os sinos dobram

No man is an island, entire of itself; every man is a piece of the continent, a part of the main. If a clod be washed away by the sea, Europe is the less, as well as if promontory were, as well as if a manor of thy friend's or of thine own were. Any man's death diminishes me, because I am involved in mankind; and therefore never send to know for whom the bell tolls; it tolls for thee.
Li o Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway, já lá vão uns quantos anos. Quase tudo e todas as situações do livro ficaram registadas na minha cabeça. Mas hoje, houve uma que veio-me à cabeça. Robert Jordan é o protagonista do livro, um jovem americano que está em Espanha a lutar pelos rebeldes contra os fascistas. No inicio a divisão é facilmente traçada, entre os bons (os rebeldes) e os maus (os fascistas). Mas durante o livro Robert Jordan começa, pouco a pouco, a perceber que a linha que divide uns dos outros, é mais ténue do que parecia à primeira vista. A certa altura do livro, Pilar, esposa do líder guerrilheiro Pablo, conta a Robert como os rebeldes, após tomarem conta da sua cidade natal, assassinaram todos os que tinham ligação aos fascistas de forma brutal. Todos foram colocados em fila, e obrigados a jogarem-se um por um, para o precipicio. Pilar reconhece que nessa altura, não conseguiu traçar diferença alguma entre fascistas e rebeles, acabando esta história por abalar as convicções de Robert Jordan.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed