"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

sábado, dezembro 30

O "velho faroeste" iraquiano


A noticia do dia de hoje é certamente o enforcamento de Saddam Hussein. O velho faroeste está bem vivo e não se recomenda. Olhando para a foto abaixo, vários pensamentos me afluiram à cabeça.


Não me parece muito diferente daqueles videos que circulam pela net de terroristas com capuzes pretos a cortarem a cabeça a cidadãos raptados. Poderiam argumentar que Saddam foi julgado e considerado culpado, mas alguém acredita verdadeiramente que daquele julgamento sairia outra consideração que não essa? Alguém acredita que o tribunal era imparcial e justo? Eu não acredito, e para mim esta condenação é tão condenável quanto a de Nicolae Ceausescu na Roménia, na altura por fuzilamento.
Não sou daqueles que, por principio, é contra a pena de morte, mas sendo necessário recorrer a ela é preciso acreditar no sistema judicial a quem é dado esse poder, e mais do que isso, é necessário garantir uma execução mais piedosa. Enforcamento?!?!? Um tipo urbano e ocidental como eu, já só imagina este tipo de execuções nos filmes do oeste americano... e lembro-me de uma visita a Vila Viçosa, onde ainda existia vestigios da antiga forca da vila, onde os criminosos eram executados.
No Iraque vive-se um período tenebroso. Está recriado o velho oeste americano. Só falta saber se alguém vai pôr em ordem os fora da lei, ou se este vão conseguir impôr a sua lei: a lei da selva.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed