"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

sexta-feira, fevereiro 16

Cidadão urbano civilizado e touradas

O Diabo-da-Tasmânia tornou-se conhecido mundialmente pelo famoso desenho animado Taz. Agora descubro que este animal pode estar em vias de extinção por causa de um tipo de cancro.

Devo dizer que esta é daquele tipo de noticias que me chocam profundamente. Custa-me imaginar que uma espécie animal tão caracteristica da região australiana da Tasmânia possa estar em risco de desaparecer. Ainda por cima por causa de uma doença de consequências tão atrozes como aquela que afecta a espécie.

Fico triste. Resta-me esperar para que o homem descubra a cura e salve estes animais. É que ao mesmo tempo que por acção do homem há espécies animais em risco de extinção, é também pela acção do homem que outras espécies ainda se mantém entre nós.
É uma pena que tanta espécie animal esteja em risco de extinção, e que boa parte desse risco seja motivado pela acção directa do homem. Lembro-me sempre de David Attenborough, que fez mais pela protecção da vida animal do que qualquer governo poderia ter feito. Lembro-me como David Attenborough dizia que não podia obrigar ninguém a agir como ele achava que seria correcto, mas que poderia mostrar ao mundo a vida animal (por vezes de forma considerada "demasiado" natural, como quando mostrou simios a atacarem violentamente outros simios, e a praticarem actos canibais) em toda a sua beleza. Com isto, pensava David Attenborough, e na minha opinião bem, poderia influenciar todos nós a criar uma nova consciência e forma de agir para com a natureza e a vida animal.
A Chita. Só porque a gaja corre mais do que tu queres extingui-la?
Image Hosted by ImageShack.us

A Baleia Azul. Só porque a gaja é do FêCêPê faz sentido eliminá-la de vez.
Image Hosted by ImageShack.us

O Tigre Siberiano. Só porque o gajo é mais forte e mais bonito que o Leão queres acabar com ele.
Image Hosted by ImageShack.us

O Cão Selvagem Africano. Lá porque este, apesar de cão, não ser o melhor amigo do homem, não gostavas que não fosse extinto?
Image Hosted by ImageShack.us

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed