"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

segunda-feira, fevereiro 5

Grandes Portugueses

Vejo o debate da RTP.

Percebe-se melhor porquê que o PCP condena «reescrita da História». Afinal de contas, podem ser eles quem mais saiem a perder com o concurso Grandes Portugueses. Não é só Salazar que será revisitado com o concurso, também Cunhal estará na linha de fogo. E mais do que destacarem o percurso de Cunhal como opositor do regime fascista - a parte da história que mais agrada ao PCP - vai-se revisitar a parte da história que em nada separa Cunhal de Salazar. Ao contrário do que diz Jerónimo de Sousa, a história não vai ser reescrita, não se pode é querer fazer censura sobre a parte da história que não nos agrada.

Nuno Artur Silva (e vejam o número de vezes que já referiu o nome de Mário Soares - está com problemas relativamente a outra votação) diz que está farto de ouvir falar de Salazar, que se siga em frente, que se fale dos outros. Eu também preferiria ouvir falar dos outros, tenho até muita pena, porque já percebi que ou irá ganhar Cunhal ou Salazar, pelo menos, para isso parece caminhar o concurso. Mas o que o Nuno Artur Silva não percebe é que é exactamente por ele e por tantos não quererem falar de Salazar, que o mito de Salazar cresce, e que tão dificil torna-se explicar ao povo o mal que Salazar fez ao pais.
O problema é sempre o mesmo:
  • O fascismo é mau. Salazar é mau. Tudo o que se passou no periodo do Estado Novo é mau. Discussão sobre o tema? Népias. Tudo mau.
  • O aquecimento global existe. O homem é que provoca o aquecimento global. Contrariar isto? Népias. Temos é de tomar já medidas ou caminhamos para a extinção.
  • O homem evoluiu a partir de primatas. A teoria de Darwin é a correcta. Criacionismo? Népias. Nem vale a pena discutir isso.

Partimos daquilo em que acreditamos, e não aceitamos que nos sejam apresentadas divergências. Todos tem de seguir o nosso ponto de vista. Não se debate o estado novo, é mau, está tudo dito. Não se discute o evolucionismo, está certo, está tudo dito. Não se debate o aquecimento global, já se sabe tudo, está tudo dito. O problema é que as pessoas não aceitam o é assim porque é, querem mais, muito mais. Não será nunca por não falar nos temas que vão contra aquilo que defendemos que iremos evitar que estes se propaguem. O debate de ideias, mesmo que por vezes os argumentos do outro lado pareçam absurdos, é a única forma de evitar que o absurdo se propague.

PS: Até a organização do programa da RTP tem problemas com o seu programa.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed