"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

quinta-feira, fevereiro 15

Once Upon a Time in PSI-20


Parece-me que dificilmente a Portugal Telecom conseguirá evitar a sua aquisição por parte da Sonaecom. Ainda bem, porque quase todos os serviços que a Portugal Telecom presta hoje em dia de forma monopolistica funcionam mal... muito mal. Pelo menos, eu tenho muitas razões de queixa do serviço prestado quer pela TV Cabo, quer pela rede fixa telefónica da PT. Mas também resolvi-os em pouco tempo: mudei-me para a Cabovisão.

Lembro-me que quando fiz a cadeira de Análise Económica do Direito II, com o professor Nuno Garoupa, fiquei fascinado pela secção referente às Aquisições. Nomeadamente com o tipo de resposta que cada empresa pode levar a cabo face a uma situação de OPA hostil.

Gosto particularmente destas:
Pac-Man Defense - Quando uma empresa X sobre a qual é lançada a oferta de aquisição pela empresa Y, responde tentando adquirir a empresa Y.

Suicide Pill - Quando as poison pills adoptadas são tão drásticas que podem resultar em auto-destruição.
White Knight - Quando uma empresa Z amiga da empresa X que está a ser alvo de uma oferta de aquisição por parte da empresa Y decide ajudar a empresa X, entrando também na corrida pela aquisição da empresa X.
Killer Bees - É o nome que se dá às empresas, ou individuos, que são contratados pela empresa X, alvo de uma oferta de aquisição hostil por parte da empresa Y, para arranjarem formas de tornarem a empresa economicamente menos atractiva para a empresa Y.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed