"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

sábado, março 24

E o WTA ranking?

Quando li n'A Bola achei estranho. Um prémio qualquer patrocinado pelo WTA premiou Amélie Mauresmo como a melhor tenista do ano 2006. Alguma coisa aqui não batia certo. Então a WTA já não tem um ranking muito preciso que apura a melhor tenista do ano no final da temporada. Aliás, hoje em dia já não é só um ranking, são dois.

Para além disso, ao que julgo saber, a WTA também tem um masters que decorre lá para Novembro de cada ano, constituindo o último torneio da época, e onde só estão presentes as oito melhores tenistas desse mesmo ano.

Também é reconhecido no mundo do ténis que existem quatro grandes torneios, de uma superioridade gigantesca quando comparados com os restantes torneios do Tour. Fazendo uma analogia com o futebol, os grand slam são os campeonatos nacionais, o masters é a liga dos campeões, os torneios Tier I são a taça uefa, e os restantes são a taça de Portugal.

Justine Henin Hardenne o ano passado ganhou a liga dos campeões, ganhou o campeonato nacional francês, perdeu o campeonato australiano e inglês para Mauresmo, mas ficando em segundo lugar, e foi à final do campeonato norte-americano. Para além disso ainda foi à final da taça UEFA de Berlim. Mauresmo nem à final de uma taça UEFA conseguiu ir o ano passado. Mauresmo fez uma grande época o ano passado? Sim, ganhou dois campeonatos do grand slam num só ano, facto esse que poucos analistas conseguiriam prever. Mas daí a dizer que foi a melhor do ano em 2006 é coisa que só um conjunto de jornalistas desportivos (os que votaram no prémio) conseguiriam dizer.

É uma espécie de José Peseiro melhor treinador do ano, premiado na gala da Liga Profissional de Futebol, na época em que o SLB foi campeão nacional. É o chamado, prémio de compensação.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed