"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

segunda-feira, junho 18

Sobre a Individualidade

Excertos do capitulo III - Sobre a individualidade como um dos elementos do bem estar do livro Sobre a Liberdade de John Stuart Mill:

"É desejável, resumidamente, que em coisas que não dizem primariamente respeito a outros, a individualidade se imponha. Quando a regra de conduta não é o próprio carácter da pessoa, mas sim as tradições ou costumes de outras pessoas, está a faltar um dos principais ingredientes da felicidade humana, e o principal ingrediente do desenvolvimento individual e social."

"Quem deixa que o mundo, ou a sua parte do mundo, escolha o seu plano de vida por si, não necessita de qualquer outra faculdade além da faculdade simiesca da imitação."

"Estar sujeito a regras rígidas de justiça para bem dos outros desenvolve os sentimentos e capacidades que têm por objecto o bem dos outros. Mas ser restringido em coisas que não afectam o bem dos outros, simplesmente porque essas coisas são desagradáveis, nada desenvolve de valioso, excepto uma força de carácter que se possa desenvolver através da resistência ao constrangimento."

"Se a resistência esperar até a vida estar quase reduzida a um tipo uniforme, todos os desvios em relação a esse tipo virão a ser considerados ímpios, imorais e até monstruosos e antinaturais. As pessoas tornam-se rapidamente incapazes de conceber a diversidade quando perderam durante algum tempo o hábito de a ver."

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed