"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

segunda-feira, agosto 27

Liberdade

By liberty I mean the assurance that every man shall be protected in doing what he believes is his duty against the influence of authority and majorities, custom and opinion. Lord Acton

A liberdade, enquanto valor, é na minha opinião o que de mais importante há a defender na sociedade actual. Não sem que a essa liberdade não esteja bem associado o conceito de responsabilidade.

Ao longo dos anos as mais variadas sociedades passaram por periodos de maior ou menor liberdade. Como realça Friedrich Hayek no seu The Road to Serfdom, uma das formas de convencer as pessoas a abdicar de parte da sua liberdade é com a identificação de um inimigo comum e perigoso para todos. Se na Alemanha de Hitler esse inimigo foram os judeus, nos EUA, em menor escala certamente, é hoje em dia o terrorismo - que leva necessariamente a coisas como o Patriot Act ou os actos de tortura em Guantanamo. Não é a primeira vez que tal fenómeno acontece nos EUA, já havia acontecido no período das perseguições de Joseph McCarthy aos comunistas (o inimigo comum na altura). Se tais fenómenos são mais cedo ou mais tarde ultrupassados nos Estados Unidos, tal deve-se à força da sociedade civil neste país e à sua cultura liberal (no sentido clássico do termo).

A inspiração para tal, remonta certamente aos founding fathers da nação americana, passando por Thomas Jefferson (I predict future happiness for Americans if they can prevent the government from wasting the labors of the people under the pretense of taking care of them.) ou por Benjamin Franklin (Those who would give up essential liberty to purchase a little temporary safety deserve neither liberty nor safety.).

Para a liberdade individual impôr-se na sociedade actual não é necessário o fim do Estado (dúvido até que tal seja possível), no entanto, e recorrendo às palavras de Henry David Thoreau, é preciso notar que "there will never be a free and enlightened State until the State comes to recognize the individual as a higher and independent power, from which all its own power and authority are derived, and treats them accordingly."

No fim, a batalha pela liberdade é uma batalha sem fim à vista. Se há dúvidas, a história da humanidade está aí para prová-lo - tal como prova que é entre aqueles que mais de perto conheceram a sensação da liberdade que mais dificilmente a conseguem retirar.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed