"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

domingo, janeiro 6

Livros e Filmes

Satisfazendo a curiosidade do Ega, andei a reflectir sobre qual o filme que mais gostei de ver em 2007, bem como o livro que mais gostei de ler no ano que passou. Pede-me também o Ega que diga qual o filme e livro que mais expectativas me criam para 2008. Confesso que me é particularmente dificil fazer tal escolha, especialmente no campo do cinema onde o leque possível para escolha foi maior. Começo portanto pelo campo mais fácil, o da leitura.

O livro que mais gostei de ler foi a obra de Cormac McCarthy, A Estrada. Curiosamente, na altura que acabei de o ler não fiquei com a impressão que fosse a melhor coisa que havia lido até então - o livro era bom, mas não o melhor. Contudo hoje, e em perspectiva, recordo-me perfeitamente da história contada e de muitas passagens do livro. Esta capacidade de uma história marcar presença constante na memória de quem a lê é uma propriedade só ao alcance de grandes obras - e de 2007, é d'A Estrada que nem tão cedo me esquecerei. Para 2008 duas expectativas, uma a de ler o Exit Ghost de Philip Roth e ficar com a mesma impressão dos criticos que tenho lido, ou seja, que o livro é excelente. A segunda a de fazer com Cormac McCarthy o que fiz este ano com Philip Roth - gastar uma pequena fortuna e comprar boa parte da colecção literária do escritor e lê-la.

No cinema, sou obrigado a fazer algumas divisões, porque não consigo eleger um único filme. No campo do fantástico, o Stardust foi o que mais gostei de ver. No tipico filme para toda a familia, foi o The Pursuit of Happyness que mais gostei (e sim, é happiness escrito com y). Na comédia romântica, mais para o lado da comédia o Knocked Up, mais para o lado do romântico o No Reservations. Na comédia pura e dura, o Hot Fuzz. No campo dos dramas, entre os que vi no cinema destaco o Zodiac de David Fincher, entre os que não faço a minima a ideia como já os vi destaco o No Country for Old Men dos irmão Cohen. Para 2008, a breve trecho estou ansioso por ver o Sweeney Todd, There Will Be Blood e The Darjeeling Limited. A mais longo prazo estou com curiosidade de ver o que vai sair deste Atlas Shrugged que para além de ser a adaptação ao cinema de uma obra de Ayn Rand, contará com a presença da magnifica Angelina Jolie.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed