"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

domingo, janeiro 13

Tales from the Golden Age *

Ainda estou a absorver a história. O filme gira em torno de um aborto ilegal na Roménia em pleno periodo comunista dos idos anos 80, mas é muito mais do que isso. É um filme sobre a amizade e sobre o viver da vida apesar de todas as adversidades que se nos deparam pelo caminho.

Um jogo perfeito entre Otilia (Anamaria Marinca), a amiga Gabriela (Laura Vasiliu) que vai abortar e Bebe (Vlad Ivanov) o homem contratado para praticar o aborto. Otilia, não sendo quem aborta, é a personagem central da história, é o seu sofrimento moral e fisico que será acompanhado em primeira mão pelo realizador, e é com ela que enquanto espectadores nos identificamos. No fim, teremos por ela piedade e só por ela temeremos. E fica no ar a pergunta do que leva aquela mulher a sacrificar-se tanto por uma "simples" colega de dormitório. Um filme negro e depressivo, não aconselhável a pessoas sensiveis.

Num ano de tão más performances femininas, se a academia decidir pôr os olhinhos em Anamaria Marinca (numa breathtaking performance, se me permitem o recurso ao inglês) não fazia nada mal. 4 luni, 3 saptamani si 2 zile, na minha modesta opinião, um dos melhores filmes do ano que passou.

* o nome orginalmente escolhido para o filme.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed