"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

domingo, outubro 8

Mercado de Trabalho

Pedro Portugal foi meu professor na cadeira de Economia do Trabalho da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Gostei muito da cadeira e das aulas dele, é que ao contrário de muitas das outras cadeiras, onde era dificil encontrar estudos decentes que aplicassem a matéria dada a Portugal, nesta o próprio professor era autor de uma série de papers sobre o mercado de trabalho português.

  1. O professor Pedro Portugal no paper Mitos e factos sobre o mercado de trabalho português: A trágica fortuna dos licenciados, demonstra uma visão diferente daquela que muita gente anda a apregoar por aí. Admitindo um custo de investimento de 25 000 euros para tirar a licenciatura, o valor acumulado de ganhos salariais esperados é de 200 000 euros (isto tudo em valores actuais). Também demonstra que Portugal tem um dos mais elevados prémios salariais da Europa.
  2. No paper What Hides behind an Unemployment Rate: Comparing Portuguese and U.S. Labor Markets, também da autoria de Pedro Portugal, mas desta vez em conjunto com Olivier Blanchard, publicado na The American Economic Review (vol.91), os dois autores fazem uma comparação entre o mercado de trabalho português e o norte-americano. As conclusões que chegam é que ambos apresentam taxas de desemprego semelhantes ao longo do tempo, mas que em Portugal há muito menor intensidade de fluxos de trabalho e de trabalhadores. Ou seja, em Portugal poucos são os que desistem de um emprego para irem procurar outro, e aqueles que caiem no desemprego, mais tempo lá ficam. Enquanto nos Estados Unidos a duração média do desemprego é muito menor. O quê que leva a isto? A protecção ao emprego que há em Portugal.
  3. No paper Salários na função pública, de Pedro Portugal e Mário Centeno, os autores chegam à conclusão que, dado o mesmo grau de qualificação, há diferenças salariais a favor dos trabalhadores do sector público (especialmente nas mulheres) em comparação com os trabalhadores do sector privado.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed