"The smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights cannot claim to be defenders of minorities." Ayn Rand

sábado, novembro 17

Sonhos

Os paises nórdicos são frequentemente apontados como o paraiso da social democracia europeia, e não raramente é apontado o seu exemplo como contraponto ao exemplo americano. Suécia, Noruega e Finlândia aparecem nos lugares cimeiros de praticamente todos os rankings económicos e sociais elaborados pelas mais diversas instâncias internacionais. Pergunto-me então, o que leva estes paraisos da social democracia a não atrairem imigrantes da mesma forma que estes são atraidos pelo sonho americano? O que falha no sonho nórdico?

Ora, em primeiro lugar o que falha é o clima. Convenhamos que o clima nórdico não é dos primeiros a vir à cabeça de boa parte das pessoas quando pensamos em qualidade de vida. Em segundo lugar, o que falha é o próprio do sistema nórdico. O estado social para sobreviver não se dá muito bem com a chegada em larga massa de imigrantes não qualificados - a propósito disso, recomendo o trabalho de Sheetal Chand e Martin Paldam (aqui). Assim sendo, é normal que os nativos sejam muito atreitos à chegada de outros povos com outras culturas - isto torna as sociedades nórdicas relativamente monoculturais. Tendo como base de partida isto, rapidamente fui verificar as estatisticas e percebi que na Finlândia só cerca de 2,2% da população é imigrante; na Suécia 1,1%; e na Noruega 1%.

Já nos Estados Unidos, a situação é a seguinte (com base nisto):
Mais de 10% da população nasceu noutra parte do mundo que não os Estados Unidos. A primeira imagem que acompanha este post também é ilustrativa, a mesma nasce desta noticia dos New York Times que dá conta do aumento crescente de população com apelido hispânico nos EUA. A acompanhar as previsões, não tarda e o apelido Garcia entrará no top 5 norte americano. Um verdadeiro paraiso multicultural estes Estados Unidos, e por isso também, na comparação os nórdicos saiem a perder. Quando confrontado com a necessidade de ir à procura de melhores condições de vida, os imigrantes terão em atenção não só o rendimento, a segurança, o clima, mas também onde terão mais facilidade de habituação cultural. É a diferença entre um sonho para alguns e um sonho para todos, e não é uma diferença pequena... com o sonho nórdico, só os nórdicos podem sonhar.

Add to Technorati Favorites Subscribe with Bloglines Subscribe to RSS Feed